segunda-feira, 1 de novembro de 2010

KORA LOPES
Cadeira XXXIX

Filha de Balbino Lopes de Almeida e de Francisca Antonio da Silva, Kora Lopes, pseudônimo de Coraci Lopes da Silva, nasceu em Planaltina-DF a 11 de julho de 1940.
Viúva, mãe de quatro filhos e avó de seis netos, Kora viu Brasília nascer e crescer e é uma das professoras pioneiras do DF, hoje aposentada. Exerceu, durante sua vida profissional, vários cargos que valorizaram sua vida pessoal.
É uma pessoa extremamente romântica e tem uma ligação muito forte com o Amor, com a Natureza, com o Social e, principalmente, com Deus.
A vocação pelas Letras foi definida ainda na infância, quando desenvolveu o gosto pela leitura de Romances e Poesias, daí começaram a germinar sementes da vontade de escrever e herdou de Cora Coralina a simplicidade, e por isso identifica-se com ela, com a sua poesia, seus contos, sua vida...
Na Presidência da Academia Planaltinense de Letras desde setembro de 2005, Kora Lopes é autora de textos publicados nas antologias: Momento Literário de Planaltina (1999), Sonhos e Saudades na Abertura do III Milênio (2000) e 2ª Momento Literário de Planaltina: Uma Viagem Onírica (2009), obras publicadas pela APL.

Um comentário:

Arqº Rogério Carvalho de Mello Franco disse...

Me alegra ver Kora Lopes na presidência da APL. Recomendo que leia minha crônica sobre Planaltina. Basta clicar no link.
http://escoladoprofessor.blogspot.com/2011/03/rmsece-1-2011-licao-de-jerusalem.html
Rogério C. de Mello Franco