terça-feira, 28 de dezembro de 2010

VIVALDO BERNARDES
Patrono da Cadeira XXXIV

Vivaldo Bernardes de Almeida nasceu em Uberaba – MG, em 1923. No ano de 1945 ingressou no Exército Brasileiro, a que serviu em Juiz de Fora – MG até 1948, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Residiu nesta cidade por 10 anos. Deslocando-se para a capital de São Paulo, lá residiu por 11 anos. Regressou à sua cidade natal, já como Oficial do Exército, e graduou-se em Letras-Português/Latim, pela Faculdade de Ciências e Letras São Tomás de Aquino. Posteriormente fez especialização em Análise Sintática, na Universidade de Uberaba – MG.
Lecionou, durante vinte anos, em diversos estabelecimentos de ensino, em Uberaba, pertencendo ao quadro de professores da Polícia Militar do estado de Minas Gerais, sendo aposentado.
Ainda nos bancos da Faculdade, interessou-se pela arte poética, publicando o opúsculo Antigamente era Assim, com sonetos, versos livres e trovas. Hoje, um romântico poeta contemporâneo, com características predominantes do Romantismo e do Parnasianismo, dedica-se inteiramente ao soneto, objeto único do livro Coroas Poéticas (publicado em março de 2005) e de grande parte do livro Versos Diversos (2006). Vivaldo Bernardes é, também, autor dos livros Teresinha em Versos (2009), Andréa em Versos (2010) e Flores e Pedras (2010), e de textos publicados na antologia 2º Momento Literário de Planaltina: Uma Viagem Onírica (APL, 2009).
Paradoxalmente, os males que o vitimaram em 1999 (meningite, leucemia, viuvez e depressão) também o incentivaram a dedicar seus textos à dor, à mulher, às flores, à vida e à morte.
Atualmente, Vivaldo reside em Planaltina-DF.

Um comentário:

Manoel Torres disse...

Meu sargenteante. Servi o exercito como soldado e depois cabo Torres (Manoel Torres) no ano de 1963 na 4a. CR - Rua São Joaquim, bairro da Liberdade em São Paulo, Capital. O senhor me servia aquele cigarrinho de palha toda vez que ia fumar. Foi muito bom tê-lo encontrado. Parabens pela sua trajetória de vida. Na epoca eu tinha 19 anos, hoje já tenho 67, mora na cidade de Americana/SP. Meu e-mail: torres.manoeltorres@bol.com.br
Faça contato se puder. O senhor me fez gostar do exercito. Abraço Grande ao senhor.