domingo, 12 de fevereiro de 2012

FESTIVAL MULTIMÍDIA PALACOLETIVA: O ÚLTIMO CARNAVAL DO MUNDO

Fotos: Portal Planaltina

Das 16 horas do sábado (dia 11/02) às duas da madrugada de domingo (dia 12), na Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães (Pracinha do Museu), em Planaltina-DF, aconteceu a 6ª edição do Festival Multimídia PalaColetiva, evento cultural organizado pelo Coletivo Palavra, que contou com o apoio do Portal Planaltina, do Intervalo Virtual e dos Amighos do Centro Histórico.
Com o tema O ÚLTIMO CARNAVAL DO MUNDO (alusivo às “profecias” do fim do mundo em 2012), os organizadores promoveram um “senhor evento” na cidade, evento este em que o público interagiu com os artistas e, juntos, deram um espetáculo de alegria e entretenimento, como se realmente fosse aquele o último carnaval das suas vidas.
Nem mesmo a forte chuva que caiu no meio da tarde e invadiu a Praça do Museu impediu o espetáculo cênico do grupo teatral Farra da Comunidade, que deu o “pontapé” inicial às apresentações. Foram mais de três horas de espetáculo. Enquanto isso, no interior do Museu Histórico de Planaltina, a dupla Francinéia Ehlers e Vinícius Borba (da Poética Trupe) contava histórias infantis à meninada que se fez presente ao evento e que – encantada - não perdeu uma palavrinha sequer dos articuladores culturais.
E como o show não podia parar, no início da noite subiu ao Palco Caos (no centro da praça) a banda Os Malucos, que levantou o público presente com o seu dançante repertório de axé. Logo a seguir, foi a vez dos meninos da banda planaltinense The Nóis, que com o seu som pesado fez a “molecada” presente extravasar a adrenalina típica da sua juventude. Por fim, foi a vez dos jovens da banda Rádio Central (de Sobradinho) subir ao palco e levar o público ao delírio com o seu rock de excelente qualidade. Nos intervalos das apresentações musicais, os poetas Luiz Felipe Vitelli e Girlene Pascoal (ambos da Tribo das Artes) revezaram-se nas declamações de poesias.
Simultaneamente ao que acontecia no centro da praça, no Palco Aurora (no quintal do Museu), os apaixonados pela MPB puderam deleitar-se com belíssima performance dos cantores Michele Lara e seu grupo Corpo Livre, Zeca Mendes e Eros Trovador, além do saxofonista e maestro Israel Colona. Lá também houve declamação de poesias, e os responsáveis pela apresentação foram a poetisa Geralda Vieira (presidente da APL) e os integrantes da Tribo das Artes, os poetas Djair Diniz, "Cumpade" Anselmo e Ruiter Lima, que levaram o público às gargalhadas com a sua poesia matuta.
Atentos a tudo que acontecia nos dois palcos, as equipes do Portal Planaltina e do Intervalo Virtual – cuja sala de imprensa fora montada na biblioteca da Academia Planaltinense de Letras - transmitiram o evento, ao vivo, por meio da internet Wi-Fi.
Esperamos que as profecias estejam erradas e que não seja esse O ÚLTIMO CARNAVAL DO MUNDO, pois a população planaltinense anseia por outros eventos culturais como esse do último dia 11 de fevereiro.
Grupo Farra da Comunidade

Contadores de histórias

Geralda Vieira (Presidente da APL)

Nenhum comentário: