sexta-feira, 23 de maio de 2014

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE GOIANO é criada em FORMOSA-GOIÁS.

Formosa cria ALANEG

Em concorrida reunião realizada no Restaurante Casa de Taipa, no Centro de Formosa-GO, na tarde de sábado, 17/5/14, foi criada a ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE GOIANO (ALANEG), constituída como associação cultural e educativa, composta por Intelectuais dos Municípios do Vão do Paranã e Chapada dos Veadeiros (Nordeste Goiano), além de outros com militância cultural comprovada no Chapadão Visconde de Porto Seguro dentro da área identificada como Planalto Central do Brasil.
A ALANEG abrange 26 cidades e tem por finalidades, entre outras, a criação, difusão e preservação de Bens Culturais (Manifestações, Tradições e Patrimônio) localizados na sua Área de Abrangência Territorial, por meio da Literatura, Artes, Artesanato, Ciência, outros fazeres e saberes populares e eruditos em Ações Educativas e Socioambientais em prol do Povo Brasileiro e da Humanidade. Sua sede será denominada Centro Cultural Dom Tomás Balduíno em homenagem a esse grande missionário recém-falecido. Foi também eleito como Patrono da ALANEG, o historiador e diploma Francisco Adolpho de Varnhagem (1816-1878), o Visconde de Porto Seguro, intelectual que é pioneiro dos estudos sobre o território onde está o DF. Planaltina-DF, que já foi distrito de Formosa entre 1859 e 1892, também integra o território da ALANEG com 3 acadêmicos: Xiko Mendes, Luiz Ricardo Magalhães e Robson Eleutério.

Os 29 Acadêmicos Efetivos serão empossados em Sessão Solene na quinta, 26/6/14, às 20 hs, no Plenário da Câmara Municipal de Formosa. A escritora e Profª Ieda Vilas Boas elegeu-se Presidente num mandato provisório também integrado por Wenner Patrik (Vice-presidente), Xiko Mendes (Secretário Geral, que também é Vice-presidente da nossa APL), Vera Couto (Diretora Cultural), Reinaldo Filho (Diretor Financeiro), entre outros dirigentes. Nós, aqui da APL, enviamos nossos votos de sucesso a essa nova academia coirmã. 

Nenhum comentário: