segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FESTA DA LÍNGUA
1ª MOSTRA CULTORES E CANTARES DA LÍNGUA PORTUGUESA


Durante todo o dia do último sábado, 06/12, artistas e ativistas culturais do Gama, Paranoá e Planaltina-DF reuniram-se na Praça do Museu, localizada no Centro Histórico da cidade, para celebrar os 800 anos de oficialização da Língua Portuguesa. A festa, organizada pela Banca de Poetas e pela Casa Agostinho da Silva, teve como colaboradores a APL, o Instituto Cerratense Paulo Bertran, a Unifam, a Casa Viva (do Paranoá), a UnBTv e a Administração Regional, que proporcionaram ao público presente um dia aconchegante e alegre, regado a música, dança, oficinas de catira e de livro de pano, teatro de bonecos e contação de histórias infantis.
O momento musical foi aberto pelo coral formado por estudantes da UnB, que deu um show à parte na culminância na Semana de Arte e Cultura de Planaltina. Em seguida, subiram ao palco Israel Colonna e sua banda, que abrilhantaram o pôr do Sol planaltinense tocando clássicos da MPB. E quem fechou o momento musical foi Martinha do Coco (do Paranoá) que, na companhia dos integrantes do seu grupo, animou a noite dos convidados com muito maracatu e dança do coco.
A culminância do evento se deu com um sarau de poesias, em que participaram os poetas: Ádyla Maciel, Cleudes Pessoa, Doni Pitalurgui, Joésio Menezes, José Garcia Caianno (o poeta Dedé), Lúcia Helena de Sá, Luiz Felipe Vitelli, Mário Castro e Wilson Osmar de Jesus, e que contou, ainda, com a presença de Geralda Vieira e Xiko Mendes, Presidente e Vice-Presidente da APL, respectivamente.
            Na ocasião, o professor e escritor Joésio Menezes (da APL) promoveu o lançamento do seu 11º trabalho literário: BÊ-A-BÁ DO ABC, o primeiro voltado ao público infantil.



























Nenhum comentário: