sábado, 4 de março de 2017

CIA TRANSIÇÕES PLANALTINA-DF

Talentos de Planaltina-DF

Professor e escritor XIKO MENDES
(Presidente da APL – ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS).

No dia 28 de fevereiro de 2017 Planaltina, silenciosamente, se esqueceu de celebrar os 125 ANOS da instalação do município de Mestre d’Armas-GO. Sim, antes de julho de 1917, nossa cidade teve vários nomes. Entre 1750 e 1811 era simplesmente Mestre d’Armas. Tornou-se São Sebastião de Mestre d’Armas (1811, 1859, 1891). Virou município conservando seu nome primitivo (1892-1911). Depois nossa cidade  por seis anos virou Altamir. Nome que não colou. E em 1917 – há exatos cem anos! – fomos renomeados como Planaltina (até então adjetivo para quem mora no Planalto Central).

Esse preâmbulo aqui foi feito para lembrar quanto Planaltina não deve perder as apresentações geniais da sua companhia de dança TRANSIÇÕES. Hoje, 4/3/17, assisti por 70 minutos, na pracinha do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, um dos mais belos espetáculos de dança em Brasília. Composto por dez jovens e talentosos bailarinos, entre eles, minha ex-aluna Lorena Siqueira, este grupo tem futuro promissor no celeiro cultural brasiliense e quiçá do Brasil.

O espetáculo AS FACES DE UM POVO CENTENÁRIO nada mais é que uma bela homenagem aos 125 anos dessa Planaltina que emancipou-se lá em 1891/1892 para naquela mesma época hospedar a Missão Cruls que aqui veio promover estudos científicos preparatórios do que depois seria a construção de Brasília. Nós, da APL – ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS (que em breve nos tornaremos Academia Planaltinense de Letras, Artes e Ciências – APLAC assim que aprovarmos nosso novo estatuto em abril de 2017), PARABENIZAMOS ESSES DEZ JOVENS DA CIA TRANSIÇÕES com a certeza de que a grande mídia erra, fragorosamente, quando amplifica ações violentas em nossa cidade e deixa de dar visibilidade nos meios de comunicação a eventos culturais tão bem feitos como esse da TRANSIÇÕES.


            PARABÉNS, AO LEHANDRO e sua equipe pelo excelente espetáculo! Siga em frente, TRANSIÇÕES!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: